Papa institui a celebração dos santos irmãos Marta, Maria e Lázaro

Vaticano, 02 fev. 21 / 09:41 am (ACI).- O Papa Francisco promulgou um decreto da Congregação para o Culto Divino com o qual instituiu a celebração dos santos irmãos Marta, Maria e Lázaro no Calendário Romano Geral da Igreja.

Desta forma, a Igreja Católica Universal celebrará todos os anos no dia 29 de julho a memória dos três irmãos de Betânia juntos no mesmo dia.

No decreto assinado pelo prefeito, Cardeal Robert Sarah, e pelo secretário, Dom Arturo Roche, fica estabelecido que “é com esta denominação, que esta memória deverá figurar em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas” e que “as variações e acréscimos a serem adotados nos textos litúrgicos, anexos a este decreto, devem ser deverão ser traduzidos, aprovados e, depois de confirmados por este Dicastério, publicados pela Conferência Episcopal”.

Além disso, recorda que “na casa de Betânia o Senhor Jesus experimentou o espírito de família e a amizade de Marta, de Maria e de Lázaro. Por isso, o Evangelho de São João afirma que Ele os amava”.

“Marta ofereceu-Lhe generosamente hospitalidade, Maria ouviu atentamente as suas palavras e Lázaro saiu de imediato do sepulcro a convite d’Aquele que aniquilou a morte”, descreve o texto.

No entanto, o decreto do Vaticano reconhece que ao longo dos anos houve uma “tradicional incerteza da Igreja latina sobre a identidade de Maria – a Madalena, a quem Cristo apareceu após a sua Ressurreição, a irmã de Marta, a pecadora a quem o Senhor perdoou seus pecados” por isso que somente Santa Marta foi inscrita em 29 de julho no Calendário Romano.

Esta questão foi resolvida “em estudos e tempos recentes, como testemunha o atual Martirológio Romano, que também comemora Maria e Lázaro nesse mesmo dia”, além disso, “em alguns calendários particulares os três irmãos são celebrados juntos nesse dia”.

Portanto, o Papa Francisco “considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada, e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida” e “acolhendo a proposta deste Dicastério, decidiu que no dia 29 de julho seja inscrito no calendário Romano Geral a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro”.
https://www.acidigital.com/