Comunidade Santa Luzia
Setor Pastoral Norte

comunidade-santa-luzia-site


Bairro:
Liberdade.
Endereço: Rua São Jorge (esquina com a São Mateus)
Data de iní­cio da comunidade: 1980
Data de construção da  Capela: 13 de dezembro de 2004
Coordenador: Alcinéia Santos (Néia)
TeL: (22) 3324-1961 – (22) 9 9999-2383

Como foi escolhido o padroeiro:
A Padroeira foi escolhida pela comunidade e por Padre João

Resumo da história da comunidade:

Em 1980, nesta comunidade não havia capela, eram feitas celebrações e reuniões nas residências das pessoas. Irmã Benigna era a agente pastoral da Matriz e junto com Pe. João Machado davam apoio à comunidade. Com o crescimento da comunidade viu-se a necessidade da construção de uma capela. Foi então escolhida a padroeira por Pe. João que juntamente com D. Izabel Portuguesa adquiriram a 1ª imagem de Santa Luzia, que ficou na capela de Santo Amaro, depois foi para a capela de São Francisco até a Construção da Capela. Foram feitas festas, leilões, rifas, bingos, etc, com objetivo de arrecadar fundos para a construção da capela, no terreno doado por seu Ildérico, conhecido por “Seu Didi”. Foi celebrada uma missa inaugural com o lançamento da pedra fundamental para o início da construção da capela. Muitas doações chegaram mas ainda não eram suficientes. Foi criado um grupo de senhoras chamado “Srs. amigas de Santa Luzia”, na casa de Dona Terezinha Marins com o objetivo de fazerem algo para arrecadar mais fundos para o término da construção da capela.

Em 1998, seu Ildérico Pereira e sua esposa Terezinha Pieratoni assinaram o documento de doação do terreno para a capela, sendo este registrado em 19/01/1999.

A 1ª agente pastoral da capela de Santa Luzia foi Dona Rosa Maria que cedia sua casa e sua Capela Santa Teresa D´ávila para as missas e celebrações. Com o início das obras, as missas e celebrações passaram a serem feitas na residência do Sr. Genilson e Sra. Elvira, casa que fica em frente da capela.

Depois da Sra. Rosa Maria vieram Dona Elizabete, Dona Nelma, Dona Yonice e Sr. Josemar que muito fizeram e ainda fazem por esta comunidade.

CPC – Conselho Pastoral da Comunidade
Néia,  Shayane, Armando, Josias, Josilane, Alcinéia, Emília, Elvira e Annita.

Pastorais e Movimentos da Comunidade

–  Pastoral Litúrgica: Armando
– Pastoral do Dí­zimo: Elvira

– Pastoral dos Coroinhas: Shayane
– Legião de Maria: Anita

Horário das Atividades da Comunidade:

– Pastoral Litúrgica- Reunião: Quarta-feira às 19h30min
– Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quinta-feira – 9h
Legião de Maria:  Quinta-feira às 8h
– Catequese de Adultos: sábado às 17h
– Catequese das crianças: sábado :  9h  e  15h
– Aula de Música: Sábado às 16h30min