Comunidade Santo Amaro
Setor Pastoral Norte

 


Endereço:
Travessa Francisco de Matos s/n
Bairro: Nova Esperança
Início da  comunidade: 1983
Construção da capela: 1984
Coordenadora:  Maria Mendes

 

Como foi escolhido o padroeiro:
A história da comunidade começou no tempo do Pe. Guilhemo, com a iniciativa evangelizadora e social das Irmãs Sacramentinas, junto com o Sr. Custódio Cabral, com o apoio do primeiro grupo jovem da comunidade, JUAC, com visitas às famílias, ajudando às crianças carentes, assim era iniciada as atividades religiosas no bairro Guaiamum, hoje Nova Esperança.

Em 1983, tendo como pároco, nosso sempre querido Pe. João Machado Evangelho, foi formada uma comunidade eclesial de base, e o Sr. Custódio foi nomeado agente pastoral. Neste período, as celebrações da Palavra, oração do Terço e encontros de catequese eram realizados nas casas das famílias do bairro. Foi assim que a comunidade se fortaleceu, até que o Pe. João reuniu a comunidade e apresentou alguns nomes de santos para ser escolhido como padroeiro, entre os quais estava Santo Amaro, que de imediato foi escolhido pelos irmãos e irmãs que estavam presentes e já eram devotos. Após a escolha do padroeiro, a comunidade pensou em comprar um terreno para iniciar a construção do templo. E assim se fez!

Em 1984, iniciou-se a construção, coordenada pelo casal Dona Erozita e Sr. Neco. Toda a obra foi realizada pelos irmãos e irmãs da comunidade com a colaboração de muitos comerciantes da cidade. Mas tendo como principal fonte de ajuda o grupo dos Açores do Rio de Janeiro, que doaram também a imagem de Santo Amaro em madeira maciça.

Em 1987, foi inaugurada pelo Exmo. Senhor Bispo Diocesano Dom Clemente Isnard, e o Pe. João. Nesse dia a imagem de Santo Amaro veio em procissão da Igreja Matriz para sua nova casa.

Em 8 de maio de 1994, foi iniciada a construção do Salão comunitário, onde, num verdadeiro mutirão, o Sr. Altivo e sua esposa Sra. Cremilda com um grupo de amigos, construíram este espaço que foi muito bom para o crescimento social da comunidade.

 

 CPC – Conselho Pastoral da Comunidade
 Maria Mendes, Heloiza, Leila, Valéria, Ana Paula.

 

Pastorais e  Movimentos da Comunidade 

– Catequese: Guilhermina, Luna, Edina
– Pastoral do Batismo: Delourdes e Rodrigo
– Pastoral Litúrgica: Rosevelti e Glorinha
– Legião de Maria:  Darcy
– Pastoral dos Coroinhas: Celina
–  Pastoral do Dízimo: Valéria
–  Escola Santo André: Helena
–  Círculo Bíblico: Heloiza


Horários  das atividades da comunidade:

 Adoração ao Santíssimo: 2a. feira às 19h
– Catequese: Sábado às 16h
– Adoração ao Santíssimo Sacramento: Segunda-feira às 19h  
– Pastoral da Criança – Celebração da Vida (Peso): 2º Sábado às 9h
Legião de  Maria: Quarta-feira às  16h30
– Pastoral Litúrgica:  Reunião – Sábado às 16h30min
–  Aula de Violão: Segunda-feira às 17h
–  Escola Santo André: Reunião  Terça-feira às 19h-
Círculo Bíblico:  Encontro –  Quarta-feira às 19h
– Aula de Violão: Sábado às 15h