6º Encontro Interparoquial de Liturgia

Neste ano que comemoramos os 40 anos da criação da nossa paróquia, movidos pela ação do Espírito Santo e pelo entusiasmo dos encontros anteriores, foi realizado no último final de semana (25 e 26 de maio de 2019), o 6º ENCONTRO INTERPAROQUIAL DE LITURGIA.

O evento teve como tema: “A Liturgia no Pontificado de Francisco e o testemunho profético de um cristão autêntico”.

A formação foi assessorada pelo Pe Danilo César dos Santos Lima, presbítero diocesano do clero da Arquidiocese de Belo Horizonte, pároco da Paróquia de Santana.

Mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo de Roma.Atualmente é doutorando pela FAJE/CAPES. Professor de Liturgia na PUC Minas e no ISTA, em BH. Leciona também nos cursos de pós-graduação em Liturgia da FAJE (BH) e da UNISAL (SP) e, ainda, colabora escrevendo para a Revista de Liturgia.

O encontro teve como objetivo principal aprofundar, à luz da Sacrosanctum  Concilium, o compromisso com a vida, a partir da Celebração da Eucaristia, dos Sacramentos e Sacramentais, além de procurar entender melhor, o espírito do Concílio Vaticano II observando a prática de vida do Papa Francisco, seu modo de unir fé e vida, bem como os frutos e as consequências de uma Celebração enraizada, inculturada e comprometida com a realidade que vive o Povo de Deus.

Pensado, organizado e preparado pela Pastoral Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio das Ostras) o Interparoquial de Liturgia acontece a cada 02 (dois) anos, e desta vez contou com a participação de 92 pessoas, oriundas de sete paróquias da Diocese de Nova Friburgo, pois mesmo em se tratando de um evento paroquial, devido à riqueza litúrgica da formação, o evento foi aberto a participação de irmãos e irmãs de outras comunidades paroquiais.

Alessandro Barbosa
Coordenador Paroquial de Liturgia