A pastoral dos coroinhas está à disposição de toda a paróquia para prestar auxílio tanto nas missas como também aos outros grupos existentes ou em formação, trabalhando para que haja uma unidade entre todos. O objetivo do coroinha consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração.

Quando os coroinhas estão presentes na missa e servem com alegria e entusiasmo no altar do Senhor, eles “oferecem a outras crianças e adolescentes de sua idade um testemunho eloquente da importância e da beleza da Eucaristia” ( São João Paulo II). Isso porque são eles os mais próximos do altar quando se realiza a consagração. Por isso, a importância do processo de formação antes de iniciarem suas atividades, conhecendo todos os gestos, símbolos, cores, objetos e paramentos litúrgicos.

A pastoral dos Coroinhas tem como padroeiro São Tarcísio, acólito do papa Xisto II, ou seja, era coroinha na igreja, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Padre nas celebrações.

             Ser Coroinhas não é um privilégio,
É um Serviço, um Ministério!

      Veja algumas atitudes que são necessárias ao coroinha:

•   Espírito de disponibilidade: estar pronto para ajudar

•  Espírito sensível: estar atento às necessidades.

•    Espírito de equipe: ninguém constrói nada sozinho, muito menos a Igreja e o Reino      Deus. Portanto, no   grupo de coroinhas não deve haver competição, mas ajuda, companheirismo e amizade

•    Espírito de fé: a celebração eucarística é o momento mais forte da vida da comunidade. É ali que todos celebram suas vidas, suas lutas pela justiça e a fraternidade. Por isso, o coroinha não está no altar como se estivesse fazendo um teatro. Ele está ali para ajudar a comunidade a rezar. Assim, deve participar da celebração com atenção e piedade.

Você deseja ser Coroinha?

Procure a Secretaria Paroquial e faça sua inscrição. No ato da inscrição deve levar 2 fotos 3×4.

Coordenadores: Nilza Maria Pacheco
Tel: (22)  99798-5455
E-mail: nilzamariapacheco@gmail.com

Shayane Crisanto
Tel: (22) 9 9202-4497
E-mail: shayane.crisanto@hotmail.com