Formação

Festa da apresentação do Senhor: Motivo de esperança para nós

Passado 40 dias depois do Natal, no dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a festa da Apresentação do Senhor. Para melhor compreendermos e sermos introduzidos nesse mistério é necessário nos questionarmos em relação ao significado dessa apresentação e desse encontro.

Quem é apresentado? Com quem devemos nos encontrar? Tanto o sentido da apresentação como o do encontro nos impulsiona e convida a fazermos uma experiência com o Deus que, por amor a nós, se inclina e misericordiosamente manifesta a sua grandeza no seu Verbo que, ao se encarnar, apresenta-se como luz para dissipar as trevas do nosso erro e do nosso engano.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Esse encontro é o de Deus com seu povo, encontro com a Mãe de Deus, com José, com Simeão e Ana, e, certamente, com o Menino. Com todos eles nós encontramos e contemplamos as promessas de Deus, que se revelarão nas profecias que acompanharão esse momento.

Esperança para toda a humanidade

A festa da Apresentação do Senhor aponta para o seu doce abaixar-se, isto é, depois dos quarenta dias do seu nascimento, o Verbo eterno, Senhor das coisas visíveis e invisíveis, se coloca submisso à Lei (cf. Gl 4,4), sendo apresentado pelos seus pais para que, assim, a Lei se cumprisse. O varão primogênito é apresentado a Deus, segundo a própria descrição da Lei, que diz que “todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” ¹.

Eis aqui a grandeza e a beleza dessa festa: Jesus, o Verbo de Deus entregue por nós, para nossa salvação, se deixa conduzir pela primeira vez ao Templo, onde também, pela primeira vez, é apresentado pelo velho Simeão como Luz para as nações, como sinal que traria a esperança para toda a humanidade.

Na narração bíblica (Lc 2,22-40), o autor sagrado descreve a Apresentação do Senhor destacando, como vimos acima, personagens que compõem o ícone da manifestação da Boa-Nova messiânica. São eles portadores de uma nova alegria e de uma nova esperança, que trarão para todos nós a certeza de uma vida nova.

O verdadeiro Cordeiro

A festa da Apresentação do Senhor é também sinal do encontro daqueles que foram separados, consagrados, para serem sinais da alegria que jamais passará. Eis para nós, cristãos, o sentido dessa festa, dessa manifestação: o encontro da glória de Deus, pelo Verbo, com o nosso nada. E é a partir desse encontro que Ele deseja nos recriar no seu amor.

O sentido real do encontro destaca-se principalmente pela força das experiências que foram vivenciadas a partir da manifestação do Verbo. Podemos destacar, assim, a experiência concreta da obediência de José e de Maria, que se deixam esvaziar cumprindo em tudo a Lei do Senhor, conduzindo o Menino para ser apresentado como consagrado do Pai, o Cristo, primogênito da nova criação. Podemos destacar também a docilidade e a atenção do velho Simeão e da profetiza Ana que, atentos aos sinais dos tempos, profetizam os acontecimentos que estariam por vir.

Virgem Maria, aquela que gerou em si o mistério

Em maior profundidade, destaca-se a experiência da Santíssima Virgem, que, sendo aquela que carregou em si o mistério, é também a obediente, que apresenta seu Filho ao Pai, como oferta incondicional. Ela é Mãe daquele que é manifestado como a glória de Israel e Luz que iluminará as nações. A sua fé nos introduz no mistério que se encarna na historia da Salvação, que não se detém somente na encarnação, mas se consumará na sua união à oferta amorosa de Jesus, na morte e ressurreição; este é o sinal profético nas palavras de Simeão (cf. Lc 2,34-35). Assim, o Menino é ofertado a Deus como verdadeiro Cordeiro, que veio para redimir o pecado do mundo.

O que essa festa traz para nós como experiência concreta? Antes de tudo, a necessidade urgente de nos unir ao Pai, pelo Verbo, com todo nosso coração e nossa vida, reconhecendo nele o autor da nova criação. Essa necessidade se concretiza na vivência radical do nosso Batismo, a nossa consagração primeira, que nos marca de forma indelével, tornando-nos um povo separado, consagrado para o nosso Deus.

Dia da Vida Consagrada

Nesta festa da Apresentação do Senhor, a Igreja celebra igualmente o dia da vida consagrada, ocasião oportuna para rendermos a Deus o louvor e agradecê-lo pelo dom inestimável da consagração, que é para todos os batizados e, de forma especial, para aqueles que receberam um chamado de viver uma união íntima com o Senhor por meio de uma vocação ou carisma específico. Sendo assim, sinal de comunhão e de colaboração com a manifestação do Reino de Deus.

¹ Ex 13,2

Revista Shalom Maná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Como podemos te ajudar?