A VOZ DO PADRE

Vocação, missão e coração: lugares da compaixão!

Nestes dois últimos dias do corrente mês celebramos as solenidades do Coração de Jesus e da Virgem Maria. São, sem dúvida, os dois grandes corações que devem ser modelos para nossas vidas.

O coração humano e divino de Jesus que só tem lugar para o amor e o perdão. Coração que quanto mais nos ama, mais é capaz de nos amar e mais ainda, Coração que não é capaz de deixar de nos amar!

Gosto sempre de relembrar aquela cena tão magnífica da última ceia, quando o discípulo amado, João , reclina sua cabeça no peito do Senhor. Nos coloquemos no lugar dele e sintamos as batidas do amor misericordioso de Deus por nós! Não há lugar melhor neste mundo para reclinarmos nossa cabeça e, vou até além: Devemos sim nos jogar no colo de Jesus, como também no colo da nossa Mãe querida Virgem Maria!

A passagem do evangelho daquele dia assim se expressava: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.”(Mateus 11,30) Verdadeiramente não há lugar melhor!

Na antropologia bíblica, ventre é o lugar da compaixão e é aplicado a Deus, pois só Ele é capaz de atuar compassivamente a partir de suas entranhas. A palavra hebraica que se traduz por compaixão é “rahamim”, derivada de “rahem”, ventre, entranhas.

Jesus veio nos revelar este amor de Deus que não é o poder, a majestade, o senhorio, mas a compaixão. Ele não vem para impor-se e dominar o ser humano, como infelizmente em nossos dias tantas dominações e opressões na sociedade se fazem presentes e pior, quando a religião se torna lugar de opressão e não de libertação! A aproximação de Deus por seu Filho é para tornar a nossa vida mais digna e feliz!

O Senhor Jesus é a primeira testemunha da compaixão do Pai. Ele foi o primeiro a viver totalmente a partir deste sentimento tão divino e tão humano, como diz nosso bispo diocesano dom Luiz, quanto mais humano, mais santo!

Jesus desafiou de forma clara o sistema de santidade e pureza que predominava na sociedade da sua época e hoje Ele nos exorta à desafiarmos profeticamente a sociedade e a religião que em vez de promover o amor, a comunhão, a tolerância se desviam do caminho ao não fazerem a vontade de Deus!

É o convite de Jesus no evangelho deste 11º Domingo do Tempo Comum que nos põe no clima do Ano Vocacional que estamos celebrando com o tema “Vocação: graça e missão”. 

Todos somos vocacionados à principal vocação que é a vida, dom extraordinário da graça de Deus!

A vida deve ser vivida em toda sua potencialidade e isto requer liberdade, alegria, realização plena! E foi para isso que Jesus veio: “Eu vim para que todos tenham VIDA e vida em abundância”.(Jo10,10)

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo e procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes, para que em seu nome, propaguem a missão do amor, da inclusão e libertação.

Esta missão tem como anúncio a proximidade do Reino, e Ele os manda anunciar: “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze de forma pedagógica quatro tarefas e que hoje estão em nossas mãos, são elas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Sejamos corajosos no anúncio desta mensagem de vida e de esperança que Deus põe em nossos corações e este mesmo coração deve se encher de compaixão, o amor deve exaurir das entranhas do ventre do nosso coração!

E concluo com dois grandes testemunhos: o primeiro Daquela que viveu um amor entranhado por Deus, a Virgem Imaculada, como dizia o evangelho da Solenidade do seu coração: “… Ela conservava no coração todas essas coisas.” (Lucas 2,51) E o segundo, é o exemplo do nosso amado Papa Francisco, comentando o texto de hoje no “Angelus” assim o disse: “que o coração do anúncio é o testemunho gratuito, o serviço”. Só é possível o serviço generoso quando se ama!

Padre Marcelo Campos da Silva D’ippolito
Pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Rio das Ostras/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Como podemos te ajudar?